top of page
Buscar
  • qualitiesofthehear

Uma visão... um sonho... a concretização!

Amanhã, dia 15 de novembro faz 1 ano que comecei a ser facilitadora de um projeto de Meditação na escola pública em Portugal. Para mim, tudo começou em novembro de 2018, quando no último ano do curso de professores e terapeutas de Ren Xue na Califórnia, me imaginei a ensinar Qigong a alunos e professores na escola. O Universo organizou, reorganizou e colocou-me no agrupamento certo, para poder desenvolver o sonho, no ano letivo de 2021/2022. O diretor do Agrupamento de Escolas João de Deus criou um Projeto de Saúde Mental para beneficiar todos os intervenientes da escola. Rapidamente me apresentei como professora qualificada de meditação, neste caso de Qigong.

O diretor Carlos Luís mostrou muita abertura e garantiu que se houvesse uma oportunidade de me adicionar ao projeto, assim o faria. Com um grupo de psicólogos e o próprio diretor, delineamos todas as atividades do Projeto. Fui facilitadora das sessões de “Meditação em Ação” (nome que demos ao Projeto, dentro do Projeto Saúde Mental), nas 18 turmas da Pré e 1º ciclo, deste agrupamento. Cada sessão tinha a duração de 30 minutos.

Nas primeiras sessões, abordei a importância da meditação, estar no momento presente, através de histórias, vídeos e muitos exercícios. Alunos e professores experimentaram a “respiração consciente”, “voltar a atenção/foco para dentro”, “sentir o corpo”, entre tantas outras coisas. Também falamos sobre afetos, valores como compaixão, gratidão, paz, harmonia, etc. Reconhecendo a necessidade de movimento das crianças, que passam grande parte do dia sentadas nas suas cadeiras, mostrei um vídeo demonstrando a prática do primeiro método – Tian Yuan. Imediatamente os alunos reconheceram o movimento de voar como um pássaro. Perguntei-lhes se gostariam de aprender. A resposta foi dada com entusiasmo. Assim começou a “viagem” da prática de Tian Yuan, para os cerca de 347 alunos que se envolveram na história que criei em torno dos movimentos da prática.


Muitos alunos sentiram calma, liberdade e alegria ao praticar o método, além de descreverem a sensação da água escorrendo pelo corpo, sensações dentro do corpo, revelando que sentiram a energia, o Qi/Chi! Com o aproximar do fim do ano letivo, surgiu a ideia de reunir todas as turmas, em cada escola, para uma atividade de meditação com movimento em grupo ou grande grupo.

Queria surpreender o meu querido e estimado Laoshi (professor) Yuan Tze, mentor e criador do sistema Ren Xue e Yuan Qigong, bem como surpreender também os meus alunos. Mas nós (alunos e eu) fomos surpreendidos pelo Yuan Tze, que ao saber que tantas crianças estavam a aprender e a praticar Yuan Qigong, nos enviou uma mensagem em vídeo. As crianças sabiam que haveria um dia em que todos praticariam juntos e que este seria visto pelo próprio Yuan Tze. Muitos deles, eu diria que a maioria, a partir da mensagem ficaram muito mais motivados e empenhados em fazer bem os movimentos e cada vez que praticavam melhoravam o seu estado.

Os dias de prática em conjunto nas 3 escolas foram maravilhosos! A atmosfera era de calma, paz, liberdade e felicidade. Para os alunos e para mim também! O Sonho torna-se realidade! Imaginaram-se como um bando de gaivotas, num oceano cheio de belas ondas… porque foi assim que lhes ensinei os movimentos. Eles adoram o “chuveirinho” porque é justamente nesse exercício que as sensações de Qi são mais intensas. Ainda sinto o encanto daqueles momentos! Houve uma altura no meu percurso como professora, em que quis abandonar o ensino. Na verdade, queria pela instabilidade que enfrento todos os anos! Quando voltei para a escola, entendi que, na verdade, apesar de tudo, ainda gosto de trabalhar com crianças. A verdade é que com eles tenho um propósito e a minha vida ganha um sentido real. Mas trabalhar na área de meditação e Qigong com eles é o que realmente me preenche! Estou GRATA ao Universo; à vida; ao sistema de Ren Xue; à extraordinária abertura e confiança do diretor deste agrupamento; à ajuda, colaboração e amizade de uma equipa fabulosa de professores que abriram as portas das suas salas de aula! Obrigada a todos os meus alunos, pela ajuda e ensinamentos...

Obrigada, obrigada, muito obrigada!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page